“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”
A Controladoria-Geral do Município do Recife (CGM) tem como missão promover a integridade, a transparência e a responsabilidade na gestão pública municipal. Nesse contexto, o tratamento adequado das denúncias é um dos pilares da boa governança e da confiança do cidadão na Administração Pública
A Gerência de Auditoria e PAR (GAPAR), em consonância com os significativos avanços que a Controladoria-Geral do Município do Recife (CGM) vem implementando nos últimos anos, apresenta o Plano de Anual de Auditoria InternaPAINT – para o biênio 2025 e 2026. Optou-se por elaborar um plano que abrangesse dois anos seguidos para poupar horas de planejamento, visto que a equipe técnica é reduzida e que o mapeamento do Universo realizado contemplou várias possibilidades de trabalhos a curto, médio e longo prazo. Com isto, as horas de planejamento suprimidas serão revertidas em outras atividades da área de auditoria interna. Ao final de cada exercício será feita uma análise de aderência das atividades planejadas em relação às realizadas e às demandas extraordinárias. Caso haja necessidade de alguma adequação, esta será registrada e submetida à aprovação do Controlador-Geral. O PAINT 25/26 da CGM Recife foi elaborado em conformidade com os requisitos do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público); o Manual de Auditoria Interna da CGM Recife, publicado em dezembro de 2024, e as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 28 de dezembro de 2024 foi publicada a Lei Municipal 19.337/2024 com uma reorganização de algumas secretarias e entidades da administração municipal. Nesta ocasião, as unidades SDSDHJPD, SEGOV, SEPLAGTD, SEPUL e SESEC tiveram suas estruturas e nomenclaturas alteradas. Apesar deste PAINT ter sido elaborado no segundo semestre de 2024, utilizando o antigo organograma, a atual reforma administrativa não afetou o seu conteúdo. Assim, as novas siglas serão utilizadas nos novos trabalhos a partir de 2025.
As crescentes demandas da Auditoria Interna Governamental (AIG) sãooportunidades para adicionar valor, melhorar as operações e contribuir comosobjetivos da gestão do Poder Executivo Municipal. Um processo estruturadoetransparente é fundamental para garantir maior eficácia às ações daDivisãodeAuditoria da Gerência de Auditoria e Processo Administrativo de Responsabilização(DA/GAPAR), que é a Unidade de Auditoria Interna Governamental daCGMRecife(UAIG), como também trazer mais visibilidade e adequada prestaçãodecontasàsociedade.
Ao longo dos últimos anos, a sociedade vem exigindo maior qualidadenosserviços prestados, além de mais transparência e responsabilidade por partedasinstituições. Com isso, também surgem demandas e desafios paraaAuditoriaInterna, a exemplo da necessidade cada vez mais frequente de atuaçãonasáreasde governança e de gerenciamento de riscos, também no âmbito da administraçãopública.