A Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou a entrega do Selo de Governança, reconhecimento concedido aos órgãos e entidades que alcançaram resultado igual ou superior a 70% do Índice de Governança do Recife (IGR) na avaliação de 2024, atingindo o nível avançado de governança. O grande destaque na categoria secretarias foi a Secretaria de Saúde do Recife, que além de receber o selo de governança, recebeu a premiação por ter conquistado o maior índice entre as secretarias municipais.
O controlador-geral do Município, Severino Andrade, destacou que o selo de governança faz parte do Programa de Governança do Recife, criado em 2022 pelo prefeito João Campos. O programa avalia oito pilares, entre eles: compromisso da alta administração; ética e integridade; gestão de pessoas; gestão de riscos e controles internos; gestão estratégica; transparência e controle social; investigações internas e procedimentos de responsabilização; auditoria e monitoramento.
“Estamos entregando o Selo de Governança à secretária Luciana Albuquerque, da Secretaria de Saúde do Município, e esse é um prêmio muito especial, pois estamos falando de uma Secretaria importante, que não só conseguiu atingir esse grande resultado, mas obteve o melhor resultado entre todas as secretarias do município. Parabéns à secretária Luciana pela liderança, pelo patrocínio que tem dado ao programa, a toda a equipe da Secretaria. Esse selo representa que a saúde vem fazendo uma gestão de qualidade em benefício de toda a população do Recife”, afirmou o controlador-geral.
A secretária de saúde, Luciana Albuquerque, agradeceu a gestão do prefeito João Campos e a Controladoria. “A gente fica muito feliz em receber esse selo. Tudo que a gente tem feito na Secretaria, toda a estratégia, liderança, transparência, o diálogo com os trabalhadores, com os usuários, tem sido e tem feito sentido para gente e para a governança. A Saúde obteve o maior índice de governança com 85% e agora vamos em busca dos outros 15% e 2026 promete”, afirmou Luciana.