A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) recebeu, na manhã desta terça-feira o Selo de Governança 2024 entregue pela Controladoria-Geral do Município (CGM). A certificação reconhece os órgãos e entidades municipais que alcançaram o nível avançado no Índice de Governança do Recife, sendo concedido àqueles que obtiveram resultado igual ou superior a 70%.
A URB atingiu a marca de 70% no índice, destacando-se pela solidez de seus processos internos e pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa de Governança da cidade, criado em 2022 pelo Prefeito João Campos.
O Programa de Governança avalia oito pilares essenciais, incluindo gestão de pessoas, gestão de riscos, controles internos, transparência e auditoria. O reconhecimento da URB com o nível avançado consolida o compromisso da autarquia com o fortalecimento das políticas de governança e a melhoria contínua dos serviços prestados à cidade.
Durante o processo de avaliação, a Autarquia se destacou em pilares fundamentais para a administração pública, entre eles:
Compromisso da Alta Administração: refletindo o engajamento da diretoria com as boas práticas de gestão.
Ética e Integridade: fortalecendo a cultura organizacional e a transparência.
Investigações Internas e Procedimentos de Responsabilização: demonstrando bons mecanismos de controle e conformidade.
O Controlador-Geral do Município, Severino Andrade, reforçou que a certificação evidencia que a Autarquia conseguiu atingir um patamar avançado, que não é algo pequeno, quando paramos para avaliar a complexidade do programa de governança, tendo em vista tantas frentes de trabalho da URB. Demonstrando que as entregas urbanas são feitas com responsabilidade e ética em benefício de toda a população.