A Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou a entrega do Selo de Governança, reconhecimento concedido aos órgãos e entidades que alcançaram resultado igual ou superior a 70% do Índice de Governança do Recife (IGR) na avaliação de 2024, atingindo o nível avançado de governança.
Na categoria de administração indireta (Entidades), a EMLURB – Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana alcançou 83% do IGR, conquistando, além do selo de governança, a premiação pelo maior progresso obtido entre as entidades, na comparação da avaliação de 2022 e 2024 realizada pela CGM.
O Selo de Governança representa um marco significativo para a Emlurb, ao reafirmar o compromisso institucional com a transparência, integridade, responsabilidade, planejamento e controle, pilares fundamentais de uma administração pública moderna e orientada a resultados. Mais do que um reconhecimento formal, a certificação reflete o aprimoramento dos processos internos e o fortalecimento dos mecanismos de gestão, impactando diretamente na eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados à população do Recife.
A expressiva evolução no índice de governança é resultado de um trabalho integrado entre equipes técnicas , gestores e lideranças, que atuam de forma colaborativa na implementação de boas práticas, no fortalecimento dos controles internos e na consolidação de uma cultura organizacional voltada à melhoria contínua.
Com essa conquista, a Emlurb reafirma seu compromisso com a excelência na gestão pública e com a prestação de serviços cada vez mais qualificados à população, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e sustentável. O reconhecimento consolida a Autarquia como referência em governança no âmbito municipal e reforça seu papel estratégico na administração pública do Recife.
Instituído em 2022 pelo prefeito João Campos, o Programa de Governança Municipal visa elevar o padrão de gestão dos órgão e entidades municipais. O programa avalia oito pilares, entre eles: compromisso da alta administração; ética e integridade; gestão de pessoas; gestão de riscos e controles internos; gestão estratégica; transparência e controle social; investigações internas e procedimentos de responsabilização; auditoria e monitoramento.